CIASC ministra Curso Especial de Negociação em Conflitos com Tomada de Reféns

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) ministrou, no período de 25 de outubro a 25 de novembro, o Curso Especial de Negociação em Conflitos com Tomada de Reféns (C-Esp-NeConRef). O objetivo do curso foi preparar Oficiais da Marinha do Brasil (MB) e das demais Forças Armadas e Auxiliares para compor as Equipes de Negociação Distritais, bem como constituir Grupos de Assessoramento em Gabinetes de Crises que envolvam invasões de instalações da Marinha e tomada de reféns.

O curso teve a duração de cinco semanas, contando com as disciplinas de Técnicas e Regras Básicas de Negociação; Aspectos Psicológicos dos Eventos Críticos; Elementos de Apoio ao Gerenciamento do Evento Crítico e Aplicação Prático-Teórica. Durante o curso, os alunos foram submetidos a exercícios de quadros de negociação e colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

No exercício final foi simulada a criação de uma Força-Tarefa para solucionar uma situação de crise em que havia uma tomada de reféns. Os alunos vivenciaram a rotina e os desafios de um gabinete de crise. O curso contou com 15 alunos de diversos Distritos Navais, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Marinha do Uruguai.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter