15 de Setembro, 2021 - 08:00 ( Brasília )

NPqHo “Vital de Oliveira” inicia Comissão Ressurgência III e apoia Programa de Pós-Graduação do IEAPM


O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” (NPqHo) desatracou, em 8 de setembro, do píer da Diretoria de Hidrografia e Navegação, em Niterói (RJ), para iniciar a Comissão Ressurgência III, nas proximidades de Arraial do Cabo (RJ), e apoiar o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (PPG-BIOTECMAR) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

A comissão, com duração de cerca de uma semana, conta com a participação de pesquisadores e militares do IEAPM e tem a finalidade de coletar dados oceanográficos e acústicos a partir do lançamento de fontes sonoras e equipamentos empregados para caracterizar as massas de água. Serão, também, analisados os perfis de temperatura e salinidade das colunas de água em diversas profundidades.

Esses dados serão úteis para o aperfeiçoamento do Sistema de Previsão Sonar e para a Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Ressurgência mantidos pelo IEAPM. O apoio prestado ao PPG-BIOTECMAR acontece por meio de atividades de Oceanografia Biológica.

Os dados coletados contribuem para o enriquecimento da base de dados do Banco Nacional de Dados Oceanográficos e, consequentemente, para o programa Internacional de Intercâmbio de Informações e Dados Oceanográficos.


NPqHo “Vital de Oliveira” em atividades de pesquisa hidroceanográfica



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS