Diretor-Geral de Navegação inaugura as instalações da nova Estação DGNSS no Farol da Ilha Rasa

O Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, acompanhado do Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, inaugurou, em 23 de julho, no Farol da Ilha Rasa, o compartimento que abriga a moderna estação de correção diferencial para o posicionamento obtido por satélite, o DGNSS (Differential Global Navigation Satellite System), em fase final de instalação.

Os Almirantes foram recepcionados pelo Capitão de Mar e Guerra Jansen Santos Poças, Diretor do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego, organização militar responsável pelo farol, que com a implementação da nova tecnologia, possibilitará ao navegante determinar sua posição com maior exatidão e confiança, fornecendo um importante serviço de auxílio à navegação.

A Ilha Rasa está localizada na entrada da Baía da Guanabara. Seu farol possui alcance luminoso de 51 milhas náuticas (82 km) e começou a ser construído em 1819, por ordem do Rei D. João VI, sendo inaugurado em 31 de julho de 1829.

Desde então, o Auxílio possibilita aos navegantes determinar a sua posição e rumo, contribuído para a segurança da navegação e para a salvaguarda da vida humana no mar, constituindo-se também em um valioso patrimônio histórico e cultural.

O Almirante de Esquadra Borges (ao centro), o Vice-Almirante Edgar (à esquerda) e o Capitão de Mar e Guerra Jansen

Conheça mais sobre a história do farol em: https://www.marinha.mil.br/camr/rasa

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter