21 de Junho, 2021 - 09:00 ( Brasília )

Aspirantes da Marinha juram à Bandeira e recebem espadins


Laylla Nepomuceno

Na manhã deste sábado (19), 177 alunos da “Turma Almirante Bosísio” da Escola Naval (EN), estabelecimento de ensino superior da Marinha, prestaram juramento à Bandeira Nacional e receberam o sonhado espadim, símbolo do Aspirante da Marinha do Brasil. A cerimônia ocorreu na sede da Instituição, localizada na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro. 

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, recepcionou o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado do Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, e do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto. À frente do palanque das autoridades, no pátio central da escola, os Aspirantes, com o tradicional e histórico uniforme “azul e branco”, perfilaram-se sobre o gramado. Durante a solenidade, estavam fundeados, ao largo da Ilha, a Fragata “Constituição”, o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” e o Navio-Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”. Outros meios, como helicópteros e viaturas, foram dispostos nas imediações do Campo de Esporte da Instituição.

O Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa, dirigiu palavras de motivação aos Aspirantes da Marinha. “Estejam certos de que é uma singradura que exige sacrifício e dedicação, e, assim o fazendo, será repleta de belas conquistas e realizações”, pontuou. A Turma Almirante Bosísio” é composta por 170 jovens brasileiros, entre eles 12 mulheres, e 07 estrangeiros oriundos de Camarões, Namíbia e Senegal..

O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos destacou os desafios que os Aspirantes vão ter pela frente e reforçou o compromisso da Marinha. “Façam sempre o melhor que puderem. Não há outro caminho. Estejam certos de que a Marinha se esforçará para que tenham formação de qualidade, preparando-os para a compreensão das novas tecnologias e para os desafios da atualidade”, ressaltou.

O Ministro da Defesa parabenizou os jovens Aspirantes e destacou o papel das Forças Armadas. “Sinto-me honrado em fazer parte do grupo que, neste momento, presencia essa demonstração de patriotismo e vibração. Os militares da nossa Marinha, do nosso Exército e da nossa Aeronáutica são indispensáveis para o progresso, para a liberdade e para a democracia”, assegurou.

O Ministro Braga Netto acompanhou o Presidente da República e o Comandante da Marinha na entrega do espadim ao Chefe de Classe da Turma. A cerimônia foi encerrada com o desfile do Grupamento Escolar, em continência ao Presidente da República. Após a saída das autoridades, os formandos receberam os cumprimentos dos familiares e dos amigos presentes.

O Cadete do Exército Brasileiro Bruno Andrade Moura dos Santos prestigiou a formatura do amigo, agora Aspirante Edivam Santos do Nascimento Junior. “Nos conhecemos no Teste de Aptidão Física (TAF) e, hoje, considero-o um irmão. É uma felicidade imensa estar presente nessa comemoração”, destacou.A Aspirante Ana Beatriz Moreira Gonçalves Mello não escondia a felicidade de concluir a fase inicial da carreira. Ela recebeu os cumprimentos do namorado, o 2° Tenente da Força Aérea Brasileira André Felipe da Silva de Siqueira. A Formanda destacou que, "apesar da intensa rotina de estudos e trabalhos, é gratificante poder compartilhar experiências".

Simbolismo

O espadim é o símbolo do Aspirante da Marinha do Brasil. A sua conquista é considerada a primeira vitória do ciclo escolar para, ao seu término, ser um Oficial de Marinha. A Escola Naval, mais antiga instituição de ensino de nível superior do Brasil, forma oficiais para os Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha.

A cerimônia, ainda, contou com a presença do Embaixador da República de Camarões, Martin Agbor Mbeng; do Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior; do Advogado-Geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça; dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, Eduardo Bacellar Leal Ferreira e Ilques Barbosa Junior; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; além de Ministros do Superior Tribunal Militar, membros do Almirantado e demais autoridades militares e civis.


Fotos: Igor Soares

 



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS