CISMAR promove videoconferência com parceiro internacional

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) e o Information Fusion Center – Indian Ocean Region (IFC-IOR) realizaram, no dia 12 de maio, uma videoconferência com o objetivo de integrar, ainda mais, a atuação com os parceiros nacionais e internacionais, visando às ameaças à Segurança Marítima.

O encontro foi aberto pelo Diretor do IFC-IOR, Captain Soumyajit Mohanty, e teve as palavras iniciais proferidas pelo Comandante do CISMAR, Capitão de Mar e Guerra João Batista. Após a abertura, foram abordados assuntos relacionados às atividades do IFC-IOR, com uma apresentação sobre as principais situações relacionadas ao tráfego marítimo ocorridas no Oceano Índico e Golfo da Guiné, tendo como ênfase os casos de pirataria e roubo armado no mar.

Pelo lado brasileiro, foi feita uma apresentação sobre a atuação do Centro Integrado de Segurança Marítima, destacando exemplos de interações com agências governamentais em prol da Segurança Marítima.

A interação entre o CISMAR e o IFC-IOR tem relevância, em face do Oceano Índico ser uma das principais áreas utilizadas para o comércio marítimo de interesse do Brasil, trafegando, diariamente, uma média de 18 navios de bandeira brasileira ou afretados por empresas nacionais.

Em 2020, foram registrados 55 incidentes de Segurança Marítima na região, entre eles, roubos armados, ataques e atos de pirataria. Em junho, a Marinha do Brasil assumirá o Comando da Combined Task Force-151, que atua no combate à pirataria no Golfo de Aden e na Costa da Somália.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter