27 de Abril, 2021 - 10:50 ( Brasília )

COpPazNav realiza cerimônia de encerramento do Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas


O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), estabelecido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizou, em 23 de abril, a cerimônia de encerramento do Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas - United Nations Military Riverine Units Course. O Curso Internacional teve duas semanas de duração e abordou temas como o Core Pre-deployment Training Materials, o Specialised Training Material e o Military Planning Process.

O objetivo foi disseminar conhecimentos acerca dos conceitos e das tarefas que são desenvolvidas por um Oficial de Estado-Maior em uma Unidade Ribeirinha no transcorrer de uma Missão de Paz. O curso contou com a presença de um Oficial instrutor da Armada Uruguaia, o Capitán de Navio Leonardo Luz, cedido pela Associação Latino Americana de Centros de Treinamento de Operações de Paz (Alcopaz).

Como atividade final, foi realizado um exercício baseado em cenários fictícios, no qual os alunos foram divididos em grupos, no intuito de simular a composição de um Estado-Maior de uma Unidade Ribeirinha, no transcurso de uma Operação de Paz.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais e do Comandante do Material de Fuzileiros Navais.

O Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas foi o primeiro e único do gênero realizado em todo o mundo. Visando sua certificação junto à Organização das Nações Unidas, o curso foi submetido à avaliação do Serviço de Treinamento Integrado do Quartel General das Nações Unidas, possibilitada por meio da transmissão das aulas em tempo real com o apoio do Centro de Ensino à Distância do CIASC.


A Turma do Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS