Autoridade Marítima Brasileira participa de evento internacional sobre Posicionamento Dinâmico

No dia 15 de abril, a Autoridade Marítima Brasileira (AMB), representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), participou do webinar “Treinamento e Experiência de pessoal-chave em Dynamic Positioning (DP): Partes Interessadas e suas perspectivas”, organizado pelo The Nautical Institute.

O evento buscou apresentar questões ligadas à carreira e formação do pessoal da Marinha Mercante. A DPC apresentou a estrutura organizacional da AMB para assuntos afetos à carreira, treinamento e qualificação dos Operadores de Posicionamento Dinâmico.

Além disso, foi apresentada a Norma da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13) e as alterações recentemente realizadas na publicação de forma a garantir que todo o processo de treinamento e capacitação da categoria estivesse de acordo com os padrões internacionais.

O Brasil ocupa uma posição de destaque na indústria marítima internacional em relação à formação de operadores de posicionamento dinâmico (DPO) e, segundo dados do The Nautical Institute, em 2019, foi o terceiro país do mundo a qualificar Operadores de Posicionamento Dinâmico.

Tal fato reforça a necessidade da constante busca pela excelência na qualificação, treinamento e desenvolvimento de competências de todo o pessoal a bordo dos navios que operam por Águas Jurisdicionais Brasileiras.

A participação no evento, junto à Comunidade Marítima Internacional, em especial a brasileira, demonstrou o comprometimento da AMB com a implementação das melhores práticas internacionais, com o aumento da segurança nas operações com posicionamento dinâmico, com treinamento e desenvolvimento de competência do pessoal envolvido com o sistema DP e com trabalho em parceria envolvendo os órgãos de excelência que são reconhecidos pela indústria marítima internacional.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter