Submarino japonês colide com navio comercial ao emergir no Oceano Pacífico

Um submarino japonês colidiu com um navio comercial enquanto tentava emergir na costa do Pacífico do país nesta segunda-feira (8), disseram autoridades governamentais.

Três membros da tripulação do submarino da Força de Autodefesa Marítima Soryu sofreram ferimentos leves, e as fotos da Guarda Costeira japonesa mostraram que o veículo sofreu danos a seus aviões fairwater (aviões de mergulho), as estruturas em forma de asa em sua torre de comando.

O Soryu, comissionado em 2009, é o primeiro em sua classe de submarinos elétricos a diesel japoneses. Ele desloca cerca de 3.000 toneladas e tem uma tripulação de cerca de 65 pessoas.

O Ministério da Defesa disse que o equipamento de comunicação do submarino também foi danificado, embora ainda possa operar.

"Soryu raspou o casco do navio enquanto ele voltava à superfície. É extremamente lamentável que o submarino MSDF tenha colidido com um navio comercial", disse o ministro da Defesa, Nobuo Kishi.

O acidente ocorreu na ilha principal de Shikoku, no sul do Japão, disse o Ministério da Defesa.

O navio comercial não relatou danos, acrescentaram oficiais da Guarda Costeira. A mídia japonesa informou que o navio pode ter sido o Ocean Artemis, um graneleiro com bandeira de Hong Kong.

Bradley Martin, analista da RAND Corp e ex-capitão da Marinha dos EUA que analisou as imagens dos danos, disse que o impacto provavelmente restringirá as capacidades do submarino.

“Eu não chamaria o dano de 'menor'. O submarino não pode mergulhar e não pode se comunicar ", disse Martin em um e-mail para a CNN.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter