Marinha inaugura Capitania Fluvial de Goiás

A Marinha realizou a ativação da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO), sediada em Goiânia (GO), no dia 5 de fevereiro. A nova organização militar, subordinada ao Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), nasce com o propósito de contribuir para as atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações em sua área de jurisdição, com 202 municípios goianos.

As negociações para a instalação da CFGO tiveram início em 2019 em reuniões entre o Com7ºDN, o Governo do Estado de Goiás, a Prefeitura de Goiânia, a Assembleia Legislativa de Goiás e a Sociedade Amigos da Marinha. Em 2020, a Superintendência do Patrimônio da União em Goiás, vinculada ao Ministério da Economia, transferiu à Marinha a jurisdição sobre os imóveis em que a sede e a Patromoria da Capitania foram instaladas.

Para a Marinha, até então sem presença permanente em Goiás, a implantação da nova capitania possibilitará um incremento das atividades relacionadas às atribuições da Autoridade Marítima no estado, como a regularização de embarcações e a realização de Inspeções Navais.

Primeira guarnição da CFGO

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter