05 de Fevereiro, 2021 - 10:55 ( Brasília )

Grupamento de Embarcações de Desembarque conduz Estágio de Qualificação para as tripulações de EDVP


O Grupamento de Embarcações de Desembarque (GED) cumpriu parte significativa do Estágio de Qualificação para condução das Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal (EDVP-MK5). O adestramento consistiu em lançar as EDVP do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” no mar, abicar na Praia de Adão e Eva, em Niterói (RJ), e recolher as embarcações de volta ao Capitânia da Esquadra brasileira. Esse treinamento foi realizado durante a “Aspirantex/2021”.

Por meio de exercícios táticos e operacionais, treze militares do NAM “Atlântico” e do GED cumpriram etapas teóricas e práticas do Estágio de Qualificação. O adestramento é fundamental para manter o nível de prontidão do meio e do grupamento na execução de operações anfíbias, quando se faz necessário transportar e desembarcar viaturas e tropas de Fuzileiros Navais do navio para as cabeças de praia, a fim de que, em terra, seja cumprida a missão.



A previsão é que as etapas noturnas do adestramento, a fim de concluir o Estágio de Qualificação, sejam realizadas nas próximas semanas.

Por ocasião da “Aspirantex/2021”, os Aspirantes acompanharam o adestramento e embarcaram na EDVP, momento em que tiraram dúvidas sobre operações anfíbias e sobre a carreira dos Oficiais engajados na atividade.