02 de Fevereiro, 2021 - 10:30 ( Brasília )

“Aspirantex Pantanal” é realizada na área de jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval


No período de 18 a 23 de janeiro, foi realizada a comissão “Aspirantex Pantanal”, ocasião que foi constituído um grupo-tarefa, composto pelo Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Paraguassu”, Monitor “Parnaíba”, Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” e Navio-Patrulha “Piratini”, que operou no tramo norte do Rio Paraguai.

Na oportunidade, o Comandante do 6º Distrito Naval recebeu o Aspirante Castelo, 3º ano da Escola Naval, para o Estágio de Verão, no período de 7 a 28 de janeiro. Durante o estágio, foram programadas atividades que contribuíram para a formação militar naval do futuro oficial da Marinha.

Ele conheceu o Complexo Naval de Ladário e acompanhou a rotina de bordo dos oficiais do NTrFlu “Paraguassu”, observando as peculiaridades dos meios navais subordinados ao Comando da Flotilha do Mato Grosso, as especificidades da navegação nos rios da fronteira Oeste e a execução das fainas marinheiras na região do Pantanal.

Durante a “Aspirantex Pantanal”, foram realizados exercícios e adestramentos que envolveram noções de navegação fluvial, exercícios de controle de avarias, guarnecimento de postos de abandono, primeiro socorros, além de fainas marinheiras, como transferência de carga leve, fundeio de precisão, abarrancagem e desabarrancagem.


Aspirante participa do adestramento de Controle de Avarias