09 de Dezembro, 2020 - 10:50 ( Brasília )

Navio-Patrulha “Guaratuba” realiza inspeção naval e exercício com os meios da Esquadra no litoral da Bahia


Durante inspeção naval em Morro de São Paulo (BA), nos dias 20 e 21 de novembro, o Navio-Patrulha “Guaratuba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, atuou na conscientização sobre prevenção à Covid-19.

Durante as inspeções, foram disseminadas informações para a comunidade marítima, por meio de comunicação via rádio, e distribuídos panfletos educativos. Após a inspeção naval, o navio realizou, no dia 23 de novembro, um exercício de trânsito com oposição de superfície com os meios da Esquadra no litoral da Bahia, atuando como figurativo inimigo.

Capitania dos Portos da Bahia coordena afundamento deliberado de embarcações na Baía de Todos-os-Santos



A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval, coordenou, no dia 21 de novembro, a operação de afundamento dos cascos do ex-ferry-boat “Agenor Gordilho” e do ex-rebocador “Vega”, na Baia de Todos-os-Santos (BTS).

Na operação de afundamento, foram empregadas quatro embarcações, sendo duas LAEP-7 e duas motos aquáticas, e 12 militares. A ação também contou com o apoio de quatro servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos embarcados nas lanchas da Capitania. Toda a operação foi planejada e as ações acompanhadas desde o início de maio de 2019.

As embarcações afundadas proporcionarão a formação de recifes artificiais, favorecendo a vida marinha e se convertendo em atrativo para o mergulho contemplativo. Assim, contribuirão para o fomento das atividades recreativas e do turismo náutico no estado da Bahia, em particular na BTS.