04 de Dezembro, 2020 - 10:20 ( Brasília )

Grupo-Tarefa da Operação “Caribex 2020” realiza “Passex” com navio da Guarda Costeira do Suriname


O Grupo-Tarefa da Operação “Caribex 2020”, composto pelos Navios-Patrulha (NPa) “Macau” e “Bocaina”, realizou o exercício “Passex”, no dia 30 de novembro, com o navio “Rutu”, da Guarda Costeira do Suriname, nas proximidades daquele país.

É o quarto “Passex” realizado durante a Operação “Caribex 2020” pelos NPa “Macau” e NPa “Bocaina”, que também operaram com os navios “Jaguar”, “HMS Medway” e TTS “Brighton”, da Guarda Costeira do Caribe Holandês, da Marinha Real Britânica e da Guarda Costeira de Trinidad y Tobago, respectivamente.

Os exercícios com Marinhas Amigas são uma das formas de emprego do Poder Naval em tempo de paz, capazes de contribuir com a política externa do País, proporcionando, ainda, a mútua troca de experiências e o incremento da interoperabilidade entre os meios navais.

Até o momento, o Grupo-Tarefa visitou os portos de Georgetown, na capital da Guiana, e de Willemstad, em Curaçao, e está programada visita ao Porto de Paramaribo, no Suriname, concorrendo para estreitar os laços de amizade nessa área de interesse estratégico.

Em 2020, o Grupo-Tarefa da Operação “Caribex” é comandado pelo Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, que está empregando o NPa “Macau” na missão, que conta, ainda, com a participação do NPa “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS