04 de Dezembro, 2020 - 10:15 ( Brasília )

Navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realizam exercício de tiro real no litoral do Rio Grande do Norte


Os navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE) realizaram, no dia 2 de dezembro, exercício de tiro real no litoral do Rio Grande do Norte. O Grupo-Tarefa (GT) foi formado pelo Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, pelo Rebocador de Alto Mar “Triunfo” e pelo Navios-Patrulha “Grajaú”, “Guaíba” e “Graúna”.

Na ocasião, o GT realizou exercícios de Ligth-Line, Grupo de Visita e Inspeção, além de limpeza de área e lançamento/recolhimento de alvo antes do evento principal. Os Navios-Patrulha realizaram tiro sobre alvo de superfície com sua bateria principal, o Canhão Bofors L/70 40mm.

Já o NPaOc “Araguari” efetuou com sucesso disparos com o Canhão MSI DS30M Mk.44 30mm, em continuidade à avaliação operacional do armamento.

O reparo foi realizado pelo Grupo de Apoio à Manutenção aos Sistemas de Armas (GRUEL), que consiste em uma equipe de alto de rendimento constituído por militares de bordo com o apoio da Diretoria de Sistema de Armas da Marinha (DSAM) e do Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha (CMS).

Hoje, o NPaOc “Araguari” incrementa a sua capacidade de combate atuando na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), maior parcela da Amazônia Azul.

O Grupo-Tarefa foi formado pelo Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, pelo Rebocador de Alto Mar “Triunfo” e pelos Navios-Patrulha “Grajaú”, “Guaíba” e “Graúna”
 
NPaOc “Araguari” efetuou com sucesso disparos com o Canhão MSI DS30M Mk.44 30mm
 
Exercícios de tiro real dos navios ocorreram no litoral do Rio Grande do Norte