Cerimônia de Desincorporação e Despedida do Navio-Capitânia da FTM-UNIFIL é realizada no Líbano

Foi realizada, em 1º de dezembro, a Cerimônia de Desincorporação e Despedida da Fragata “Independência”. O navio iniciou o seu regresso para o Brasil no dia 2 de dezembro, com previsão de chegada em seu porto-sede, no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro.

A Fragata “Independência” concluiu sua participação na Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), em 2 de dezembro, na qual atuou por mais de sete meses como o Navio-Capitânia do Comandante daquela Força-Tarefa, com os navios das Marinhas de Bangladesh, Indonésia, Alemanha, Grécia e Turquia, alcançando a marca de 110 dias de patrulha na Área Marítima de Operações (AMO) e 19.000 milhas náuticas navegadas, aproximadamente 35.000 quilômetros.

A FTM-UNIFIL é o primeiro e único componente naval de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Brasil foi o primeiro país não integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a comandar a Missão.

Em 24 de fevereiro de 2011, o Contra-Almirante Luiz Henrique Caroli assumiu o Comando da FTM-UNIFIL e, assim, o Brasil passou a pertencer a um seleto grupo de países que liderou a Força-Tarefa, permanecendo no Comando daquela Força por quase dez anos consecutivos contribuindo, dentre outros aspectos, com o envio de navios e de aeronaves orgânicas.

Em 1º de janeiro de 2021 será realizada a passagem do comando da FTM-UNIFIL, do Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho para um Almirante da Marinha alemã. Em virtude da atual situação global relacionada à Covid-19, aliado às medidas de prevenção estabelecidas pela ONU, a Cerimônia de Desincorporação e Despedida do Navio-Capitânia da FTM-UNIFIL foi restrita, tendo sido presidida pelo Deputy Force Commander da UNIFIL, General de Brigada Irvine Nil-Ayitey Aryeetey.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter