06 de Outubro, 2020 - 10:30 ( Brasília )

Comando do 3º Distrito Naval realiza Simpósio de Busca e Salvamento em Natal (RN)


O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) realizou, no dia 1º de outubro, Simpósio de Busca e Salvamento (SAR), em Natal (RN), com o propósito de contribuir para a disseminação da mentalidade de segurança marítima e troca de experiências obtidas acerca das Operações SAR.

O evento contou com a participação de militares da Marinha e da Força Aérea empregados em Operações de Busca e Salvamento na região Nordeste.

A programação foi iniciada com palestra, ministrada pelo Diretor Técnico da empresa PROOCEANO, sobre o Sistema de Planejamento de Apoio à Decisão SAR (SPAD-SAR), projeto que nasceu da necessidade de conferir celeridade ao planejamento e acompanhamento das operações SAR, bem como de aperfeiçoar a precisão dos cálculos inerentes às ações decorrentes do acionamento do Serviço de Busca e Salvamento (Salvamar).

O simpósio prosseguiu com palestras que abordaram o funcionamento do Salvamar Brasil e o emprego de navios e aeronaves no Serviço SAR, ministradas por representantes do Comando de Operações Navais, Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e Força Aérea.

As palestras ocorreram no Auditório do Com3ºDN e foram transmitidas por videoconferência para as organizações militares dos cinco estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas) que compõem a área de jurisdição.

Em cumprimento aos protocolos sanitários e de saúde em vigor, foram adotadas medidas de prevenção, como restrição no número de participantes presenciais, adoção de distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool em gel.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS