02 de Outubro, 2020 - 11:50 ( Brasília )

3º Batalhão de Operações Ribeirinhas inicia 30ª edição do Curso Expedito de Operações no Pantanal


O 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), iniciou, no dia 28 de setembro, a 30ª edição do Curso Expedito de Operações no Pantanal – 2020 (C-Exp-Opant/2020), em Ladário (MS).

O curso operativo tem duração de 5 semanas e prepara militares das Forças Armadas e Auxiliares para operar no ambiente operacional do Pantanal, conhecidamente inóspito quanto ao clima e à natureza. Nesta edição, estão inscritos 41 militares da Marinha e Exército.

“A heterogeneidade entre os candidatos é um desafio à Equipe de Instrução do Curso, que tem a tarefa de nivelar os alunos e, ao mesmo tempo, manter constante avaliação à luz das exigências curriculares, não obstante à permanente preocupação com a segurança dos alunos, que são acompanhados de perto por uma equipe médica qualificada para atendimentos específicos, inerentes à atividade de formação dos futuros Operações no Pantanal”, ressaltou o Comandante do 3ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) Alberto Luís da Costa Santos.

O C-Exp-Opant/2020 é distribuído em fases a bordo das instalações do 3ºBtlOpRib, da Área de Adestramento do Rabicho e em estruturas rurais na região da Nhecolândia, uma das sub-regiões nas quais se divide o Pantanal Sul Mato-grossense.

Durante a fase a bordo do 3ºBtlOpRib, são ministradas instruções basilares para as demais disciplinas. O aprofundamento do aprendizado é conduzido na Área de Adestramento do Rabicho.

Por fim, na região da Nhecolândia é desenvolvida a consolidação dos conhecimentos em um ciclo de seis operações continuadas, visando dar ao aluno o conhecimento necessário para atuar como elemento especializado nas diversas operações conduzidas pelo Com6ºDN em sua área de jurisdição. Para a realização do curso, foram implementadas medidas necessárias por ocasião da Covid-19, obedecendo as instruções dos órgãos de saúde, com distanciamento social e uso de máscaras.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS