23 de Setembro, 2020 - 10:45 ( Brasília )

CPRS, Esquadrão HU-51 e Rebocador de Alto-Mar “Tritão” realizam ações de inspeção naval


Em uma ação coordenada, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) e o Navio Rebocador de Alto-Mar (RbAM) “Tritão” realizaram, no dia 16 de setembro, ações de inspeção naval nas proximidades do canal de acesso ao Porto do Rio Grande (RS).

As atividades foram executadas pela aeronave “Albatroz 54” (UH-12), apoiada por embarcações da CPRS e pelo RbAM “Tritão”, com a intenção de fiscalizar a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, além de coibir práticas ilegais na área como a pesca predatória. Além disso, os militares da Patrulha Ambiental, da Brigada Militar, estavam a bordo do navio para realizar a perícia no aparato de pesca.

Entre as abordagens, uma embarcação foi apresada devido ao condutor não portar documentação válida relativa à habilitação; não portar o documento de registro ou de inscrição da embarcação; apresentar-se com a dotação de itens e equipamentos de bordo incompleta; certificados ou documentos equivalentes exigidos com prazo de validade vencido e equipamentos de comunicação inoperantes ou funcionando precariamente.

Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí realiza inspeções navais no litoral Norte Gaúcho


A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai) realizou, no dia 7 de setembro, ação de inspeção naval no litoral norte do Rio Grande do Sul. Durante as ações de fiscalização do tráfego aquaviário, foram observadas as medidas de profilaxia e segurança individual contra a Covid-19.

Além de garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica, os militares da AgTramandai realizaram a distribuição de máscaras de proteção aos inspecionados e instruíram sobre as medidas de desinfecção e descontaminação para o enfrentamento do novo coronavírus.