17 de Setembro, 2020 - 12:05 ( Brasília )

Navio-Patrulha “Guanabara” realiza Vistoria de Segurança da Aviação


O Navio-Patrulha “Guanabara”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou, de 8 a 10 de setembro, a Vistoria de Segurança da Aviação conduzida pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando do 4° Distrito Naval, em Belém (PA). A vistoria foi realizada nos setores do navio envolvidos com as operações aéreas, sendo conferido o estado do material e o adestramento da tripulação.

A inspeção foi composta por duas etapas: a fase “Estática”, que verificou o estado do material empregado nas operações aéreas; e a fase “Dinâmica”, quando a tripulação é colocada à prova de eficiência quanto aos procedimentos de segurança e operacionais que envolvem o binômio Navio-Aeronave.

Na fase “Dinâmica”, ocorrida no dia 10, o navio operou com a aeronave Super Cougar do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, nas proximidades da Ilha de Cotijuba (PA). Foram executados exercícios de pick-up, com simulações de incidentes e acidentes aeronáuticos, tanto no navio quanto no mar, aumentando o nível de adestramento e a consciência situacional dos meios envolvidos.