13 de Agosto, 2020 - 12:00 ( Brasília )

CIAAN requalifica equipes de operações aéreas dos navios do 3º Distrito Naval


Entre os dias 27 e 30 de julho, militares do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira requalificaram as Equipes de Manobra e Crache dos navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, contando ainda com o apoio de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na ocasião, foi empregado o helicóptero H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão 1º e 8º Grupo de Aviação, da FAB. O treinamento consistiu de uma reunião de coordenação entre todos os envolvidos; instrução teórica; e uma parte prática terrestre, realizada na Base Aérea de Natal, e outra a bordo do Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” tornando o exercício em uma oportunidade de incremento na interoperabilidade entre as Forças.

A bordo do NpaOc “Araguari” foram realizadas manobras de pick up, com içamento e arriamento de carga leve e pessoal, e Vertical Replenishment, com o transporte de carga pesada, onde puderam ser requalificados vinte e dois militares das equipes de apoio às operações aéreas de cinco navios da área de jurisdição do Comando do 3° Distrito Naval (Com3ºDN), que engloba os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.