27 de Julho, 2020 - 12:00 ( Brasília )

Comando da Tropa de Reforço realiza o exercício “SUBEX-REF 2020”


No período de 17 a 24 de julho, o Comando da Tropa de Reforço e suas unidades subordinadas realizam, na Área de Apoio Administrativo “Almirante José Carlos Ribeiro da Silva”, em Itaóca, no litoral sul capixaba, o exercício “SUBEX-REF 2020”.

A atividade tem o propósito de manter os seus efetivos e meios em condições de pronto emprego, contribuindo para a prontidão operativa da Força de Fuzileiros da Esquadra. Esta capacidade é inerente ao caráter expedicionário dos Fuzileiros Navais.

O treinamento integra 420 militares, 42 viaturas, além dos meios operativos essenciais às atividades de apoio ao combate e apoio de serviços ao combate. Durante o exercício, visando prevenção à Covid-19, os militares observam, rigorosamente, as medidas sanitárias preventivas e os protocolos em vigor.

Buscou-se a integração das diversas Unidades Subordinadas nos adestramentos realizados mediante execução de ”Ações Críticas“, destacando-se a condução de viaturas operativas em qualquer terreno e execução de comboios operativos, realizada pelo Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais em coordenação com a Companhia de Polícia; a operação de Zona de Desembarque (ZDbq) pela Companhia de Apoio ao Desembarque, sendo estabelecido o Posto de Coleta de Prisioneiros de Guerra pela Companhia de Polícia e a necessidade de destruição de obstáculos pelo Batalhão de Engenharia na área da ZDbq.

Nos adestramentos específicos de cada Unidade, o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais realizou a abertura de brecha com explosivos, lançamento e limpeza de campos minados, e destruição de obstáculos.

A Companhia de Polícia explorou técnicas de abordagem, revista de pessoal e de veículos, estabelecimento de Postos de Coleta de Prisioneiros de Guerra e Controle de Distúrbios. Já a Companhia de Apoio ao Desembarque executou o balizamento e operação de Zonas de Desembarque, além de adestrar-se no apoio ao movimento navio para terra por superfície, balizando uma Praia de Desembarque e operando as diversas agências de controle.

Ao longo do exercício, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha, além de prover apoio de saúde com atendimento aos militares, também executou adestramentos internos como Suporte Básico de Vida, Suporte Básico de Vida no Trauma e Suporte Avançado de Vida. Ainda realiza treinamentos, em coordenação com as outras Unidades, como Atendimento Pré-hospitalar Tático e extração e remoção de pacientes vítimas de acidentes em viaturas.

Adicionalmente, o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, em coordenação com o Comando Conjunto Leste, durante todo o período do exercício, realiza ações de desinfecção em áreas públicas e de concentração da população nos municípios de Itapemirim e Marataízes, de forma a cooperar com a mitigação dos impactos causados pela proliferação da Covid-19 no estado do Espírito Santo.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS