Comandante da Marinha visita Comandos Navais

Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais recebe visita do Comandante da Marinha

O Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) recebeu, na tarde do dia 29 de junho, a visita do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, acompanhado pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro, e pelo Comandante do Material do CFN, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira.

Os Almirantes percorreram as instalações da Organização Militar (OM), uma das que, no contexto do combate à Covid-19, está à frente do trabalho de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos de proteção individual e de dispositivos hospitalares voltados às unidades de saúde.

Na ocasião, o Comandante da Marinha visitou instalações do Centro, de onde, atualmente, saem diversos materiais e equipamentos úteis ao enfrentamento da pandemia, tais como, kits hospitalares, dispenser de álcool em gel, videolaringoscópios, itens de proteção em acrílico, além de máscaras em TNT e de acetato, do tipo face shield.

No Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da OM, o Almirante Ilques pôde conhecer os protótipos que estavam à mostra no Laboratório 3D do Centro, que são o Helmet, de pressão positiva para oxigenação de pacientes sem intubação, e o R Kid, aparelho para proteção de profissionais da saúde contra a contaminação.

Durante o evento, os Almirantes visitaram, ainda, o projeto de ampliação do Centro de Intendência da Marinha em Parada de Lucas (CeIMPL), criado em janeiro deste ano e situado naquele mesmo complexo naval. O CeIMPL tem como propósito contribuir para a prontidão dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, assumindo a função de Órgão de Distribuição, tarefa até então exercida pelo próprio CtecCFN.

Comandante da Marinha visita o Comando do 2º Distrito Naval

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) recebeu, no dia 2 de julho, em visita oficial, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, que esteve na capital baiana para acompanhar as atividades da Operação “Covid-19”.

Acompanhado do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, ele conheceu as instalações do Comando Conjunto Bahia (CCJ-BA), formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, que visa apoiar as áreas de saúde e segurança pública em todo o estado da Bahia na mitigação dos efeitos da Covid-19.

Na oportunidade, o Comandante da Marinha foi apresentado ao Chefe do Estado-Maior Conjunto Bahia e aos Chefes de Seção do Comando Conjunto da Operação “Covid-19”. Na sequência, no prédio do Comando, o AE Ilques participou do briefing da Operação “Grande Muralha”, juntamente com sua comitiva e com oficiais do Distrito.

Na ocasião, o Comandante da Marinha posou para uma fotografia com mulheres militares, em homenagem aos 40 anos de ingresso da mulher na Marinha, que será comemorado no próximo dia 7.

Comandante da Marinha visita o Comando do 3º Distrito Naval

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, visitou, no dia 2 de julho, a sede e organizações militares subordinadas ao Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN). As atividades foram acompanhadas pelo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alan Guimarães Azevedo, e pelo Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante Eduardo Machado Vasquez.

A programação foi iniciada com a inauguração do Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha, localizado no Complexo da Base Naval de Natal-RN, que prestará assistência aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha com idade igual ou superior a 60 anos.

Na sequência, o Comandante da Marinha foi a bordo do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e do Navio-Patrulha “Macau”. Antes de deixar o Complexo da Base Naval de Natal, o Almirante de Esquadra Ilques conheceu o terreno em que será construído o novo Hospital Naval de Natal.

A visita foi encerrada na sede do Com3ºDN, onde o Comandante da Marinha acompanhou o funcionamento do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, no âmbito da Operação “Covid-19”, e do Centro de Operações de Incidentes de Poluição por Óleo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter