Intendência da Marinha comemora 250 anos de criação

O Corpo de Intendentes da Marinha comemorou, no dia 03 de março, o 250° aniversário de criação da Intendência da Marinha, em cerimônia realizada no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB).

O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e contou com a presença de ex-Ministros da Marinha, ex-Comandantes da Marinha, ex-Secretários-Gerais da Marinha, Almirantes Intendentes Veteranos e de autoridades civis e militares.

O Decano do Corpo de Intendentes, Vice-Almirante (IM) Jayme Teixeira Pinto Filho, afirmou, em sua Ordem do Dia, que os jovens intendentes devem inspirar-se nos exemplos das gerações que os antecederam. “Não esmoreçam diante dos desafios, os transformem em energia e motivação, amem nossa Instituição, sejam felizes e tenham sempre como farol o nosso lema: ‘Prestar o melhor serviço à Marinha’”.

Em sua mensagem, o Comandante da Marinha exortou a missão perene da Intendência. “Com a atenção voltada, também, para o futuro, fiéis ao seu lema de prever para prover e consoante à Estratégia Nacional de Defesa, a Intendência da Marinha tem um papel fundamental, no planejamento e administração, que possibilita a nossa Instituição manter o rumo seguro na consecução dos seus principais Programas Estratégicos”.

Durante o evento, foi realizada a outorga do título de “Intendente Honorário” a militares da ativa e da reserva, além de autoridades e servidores civis que contribuíram para o desenvolvimento da Intendência na Marinha do Brasil.

Na ocasião, a turma de Guardas-Marinha (IM) de 1965 da Escola Naval, representada pelo Contra-Almirante (RM1-IM) Alexandrino Cervo Machado, foi homenageada e houve, ainda, a entrega da espada do Patrono do Corpo de Intendentes, Almirante Gastão Motta, para compor o acervo do "Espaço Memória da Intendência – Almirante Newton Braga", no CIANB; a obliteração do selo comemorativo alusivo à data; e o lançamento do livro comemorativo "250 Anos da Intendência da Marinha do Brasil – da Vela à Propulsão Nuclear".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter