24 de Janeiro, 2020 - 10:35 ( Brasília )

Exercícios navais movimentam 2ª fase de mar das operações “Aspirantex 2020” e “Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!”


Desde a segunda-feira (20), diversos exercícios navais, de caráter estritamente militar, dão prosseguimento à segunda etapa de mar das Operações “Aspirantex 2020” e “Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!” (3ª fase). Pela primeira vez na comissão deste ano, foi realizado o exercício de Tiro de Superfície sobre o alvo Killer Tomato (alvo inflável de cor alaranjada e fácil visibilidade), com a participação dos navios do Grupo-Tarefa (GT).

Durante o exercício, todos os navios atiraram, de modo a adestrar suas equipes e possibilitaram aos aspirantes embarcados um contato com o emprego do armamento de bordo. Também foram programadas Transferências de Óleo no Mar, do Navio-Tanque “Gastão Motta” para a Fragata “União” e a Corveta “Júlio de Noronha”; operações aéreas e exercícios internos, como postos de combate e de controle de avarias.

A Operação “Aspirantex” ocorre anualmente com os objetivos de proporcionar aos aspirantes a familiarização com a vida no mar, adestrar as tripulações, realizar ações de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras e contribuir quanto à opção do Corpo e da habilitação para os aspirantes do 2º ano, entre outros.

Também estão entre os propósitos da operação, este ano, o apoio aos Coordenadores Operacionais Regionais, na execução de ações de resposta a incidentes de poluição por óleo, na condução da 3ª fase da “Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!”. Essa etapa de mar da operação vai até o dia 24 de janeiro, com a atracação dos navios nos portos de Salvador, Fortaleza e Vitória, esse último no dia 25.

Exercício de transferência de óleo no mar



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS