Brasil é reeleito para o Conselho da Organização Hidrográfica Internacional

O Brasil, por meio da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), foi reeleito para compor o Conselho da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), para o intervalo de abril de 2020 a abril de 2023.

A reeleição ocorreu durante a 20ª Reunião da Comissão Hidrográfica Regional da Meso América e do Mar do Caribe (MACHC), entre 2 e 6 de dezembro, na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana.

O Conselho da OHI coordena as atividades de hidrografia e cartografia náutica a nível internacional, no período entre as Sessões da Assembleia da OHI, no âmbito estratégico, do programa de trabalho e do orçamento.

O Conselho é composto por critério regional com 20 assentos, a partir da distribuição proporcional de vagas entre 15 Comissões Hidrográficas Regionais (CHRs), e pela tonelagem com 10 assentos, em um total de 30.

A MACHC atua na região do Caribe, na América Central e no norte da América do Sul, contando com a participação de serviços hidrográficos nacionais proeminentes, como EUA, França, Holanda e Reino Unido.

A DHN ainda participa de outras duas CHRs: para o Atlântico Sudoeste, com os serviços hidrográficos da Argentina e do Uruguai, e para a Antártica. O Brasil é membro da OHI desde 1921 e a relevância e a atuação do País no cenário hidrográfico internacional foram mais uma vez reconhecidas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter