16 de Dezembro, 2019 - 10:35 ( Brasília )

Cerimônia comemora o Dia do Marinheiro em Brasília


Mariana Alvarenga

“Desde o alvorecer do Brasil, sua história está entrelaçada ao mar. Pelos espaços marítimos, chegaram os colonizadores portugueses e tantos outros povos que ajudaram a compor nossa identidade nacional”.

Foi relembrando a história da Marinha do Brasil, do Marquês de Tamandaré e das atuações da Força, que o Almirante Ilques Barbosa discursou na cerimônia de comemoração do Dia do Marinheiro.

A data, 13 de dezembro, remete ao aniversário natalício de Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré, militar da Armada que se destacou na Marinha do Brasil por sua dedicação e coragem e da qual tornou-se Patrono. A solenidade em comemoração ao Dia do Marinheiro foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília, na manhã dessa sexta-feira (13).

O Presidente Jair Bolsonaro participou do evento ao lado de diversas autoridades, como o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão e do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre.

Ele parabenizou os marinheiros, ressaltando o comprometimento desses militares com a Pátria e os desafios que encaram, como o Projeto Calha Norte e a Amazônia Azul.



“Vocês integram a mais antiga das nossas Forças. Nós, da Aeronáutica e do Exército, nos inspiramos no passado de vocês para formar o nosso presente e dar norte ao nosso futuro”, saudou o presidente.

A comemoração teve uma salva de gala, de 19 tiros de canhão. O presidente Bolsonaro, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e o Comandante da Marinha, Almirante Ilques Barbosa, fizeram a imposição das condecorações às organizações: Comando Militar do Leste, Empresa Gerencial de Projetos Navais, Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Centro de Educação Física Adalberto Nunes, Hospital Central da Aeronáutica, Academia Brasileira de Letras, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre outras.

Na ocasião, foram também condecoradas algumas personalidades presentes, com a imposição da Medalha Mérito Tamandaré. Essa medalha destina-se a agraciar autoridades, instituições e personalidades civis e militares que tenham prestado relevante serviço ao fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

O evento encerrou com a saudação à Bandeira Nacional pelos agraciados e paraninfos e com um desfile da guarda de honra.



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS