Marinha participa da IX Assembleia do Círculo Polar Ártico

De 10 a 13 de outubro, a Marinha do Brasil esteve presente na principal conferência mundial sobre o Ártico – um espaço de disputas oceanopolíticas cada vez mais complexo.

O Arctic Circle Assembly (Assembleia do Círculo Polar Ártico) teve início em 2013 e ocorre, anualmente, em Reykjavik, capital da Islândia. Esta edição reuniu mais de 2 mil pessoas de 60 países e contou com apresentações dos Primeiros Ministros da Islândia, Finlândia e Dinamarca.

Também participaram a Princesa Herdeira do trono da Suécia, o Secretário de Energia dos Estados Unidos, a Embaixadora da França para Assuntos Polares, o Governador da Província de Yamal (Rússia), o Representante da China para Assuntos relacionados ao Ártico, o Embaixador para o Ártico da Coreia do Sul e o Ministro de Relações Exteriores de Singapura, além de acadêmicos, militares e empresários ligados à Indústria do petróleo e da pesca.

O convidado de honra deste ano foi o ex-Secretário de Estado do governo do Presidente Obama, John Kerry, que discursou sobre a importância do mundo despertar, efetivamente, para as questões climáticas, particularmente no Ártico, que “deve ser considerado um espaço de interesse e preocupação global”.

O Encarregado do Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Mattos, fez uma apresentação sobre o Programa Antártico Brasileiro e realizou um breve histórico sobre a presença da Marinha na Antártica.

Integrantes da mesa brasileira (a única latino-americana presente no evento), Sergio Trindade e Celma Hellebust, estudiosos sobre os temas relacionados ao Ártico, também realizaram exposições.

Conforme Leonardo Mattos, a presença do Brasil no evento atraiu o interesse de muitos países, especialmente da Índia, que se mostrou entusiasmada em ajudar o Brasil, caso o país tenha interesse em enviar pesquisadores para a estação indiana no Arquipélago de Svalbard, no Ártico, onde estão localizadas estações científicas de vários países.

1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul realiza operações aéreas com Navio Polar “Almirante Maximiano”

No dia 11 de agosto, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou exercício de operações aéreas com o Navio Polar “Almirante Maximiano”, em Rio Grande-RS .

A aeronave “Albatroz 54” (UH-12) foi utilizada para o exercício de qualificação e requalificação de pouso a bordo. Na oportunidade, foram realizados 15 pousos no convoo do navio com duas horas e meia de voo transcorridas, colaborando para a manutenção do adestramento dos aviadores navais do EsqdHU-51.

O adestramento contribui para a segurança de aviação, pois pousar a bordo de navios e embarcações é uma das alternativas para a realização de eventuais evacuações aeromédicas na área de jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter