27 de Setembro, 2019 - 10:50 ( Brasília )

Navio Hidrográfico “Sirius” concluiu a Comissão Barra Norte do Rio Amazonas


O Navio Hidrográfico (NHi) “Sirius” suspendeu, no dia 25 de junho, para a Comissão Barra Norte do Rio Amazonas, na região litorânea do estado do Amapá, onde realizou a sondagem batimétrica e a coleta de dados maregráficos naquela que é uma das regiões mais desafiantes e importantes na história da Hidrografia brasileira. A análise maregráfica foi estabelecida pelo estudo estatístico e harmônico de 32 dias de observação da maré em conjunto com o Navio Oceanográfico (NOc) “Antares”.

Além da coleta de dados batimétricos e do estudo de maré, foi realizado também o apoio aos serviços de manutenção dos Radio-faróis de Canivete-PA e São Marcos-MA. Os dados coletados pelos navios, em conjunto com os gravados na estação maregráfica de Ponta do Céu-AP, servirão de base para a realização de estudos necessários para determinação dos fatores de correção de maré para a Barra Norte.

Esta condição será um fator condicional e primordial, que possibilitará a operação de embarcações de maior calado naquela região. A área do levantamento foi a região distante 60 milhas náuticas do litoral do estado do Amapá. Na Comissão, que contabilizou 94 dias de duração e 66 dias de mar, foram visitados os portos de Fortaleza-CE, Santana-AP, Belém-PA, Cabelo-PB e Santos-SP.

O “Sirius” também realizou o apoio a pesquisadores da LDSC-COPPE/UFRJ em pesquisa de lama fluida e correntometria na Foz da Barra Norte do Rio Amazonas, estudo esse que pode permitir também a operação de embarcações de maior calado na citada região. Também em proveito da presente Comissão, o NHi “Sirius” realizou o transporte da embarcação “Rio Uaupes” da Base Naval de Val-de-Cães, situada na cidade de Belém-PA, até a Capitania dos Portos de São Paulo, na cidade de Santos.

A Comissão foi mais um levantamento hidrográfico da Barra Norte do Rio Amazonas realizado, que somados aos demais levantamentos do Navio na Amazônia Azul, totalizam cerca de 130 levantamentos hidrográficos e mais de 4.550 dias de mar.

Navio Hidrográfico “Sirius” realiza transporte e entrega de embarcação à Capitania dos Portos de São Paulo


O Navio Hidrográfico (NHi) “Sirius” atracou em Santos-SP para realizar a entrega da embarcação “Rio Uaupes” à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). A embarcação foi transportada pelo NHi “Sirius” da Base Naval de Val-de-Cães, situada na cidade de Belém-PA, até a CPSP, na cidade de Santos-SP. A embarcação “Rio Uaupes” possui 12 metros de comprimento e 2.300 quilos e será utilizada no transporte de militares da ativa que servem naquela cidade, realizando o trajeto de seus respectivos Próprios Nacionais Residenciais (PNR) à CPSP.

O transporte foi efetivado em proveito da Comissão Levantamento Hidrográfico da Barra Norte do Rio Amazonas, a 60 milhas da região litorânea do estado do Amapá e iniciada em 25 de junho. No dia 25 de setembro o “Sirius” suspendeu do porto de Santos e tem previsão de chegada em seu porto sede hoje (26), quando concluirá cerca de 130 comissões hidrográficas, no Brasil e no exterior, contribuindo assim para a segurança da navegação da Amazônia Azul.


VEJA MAIS



ÚLTIMAS

MAIS LIDAS