Marinha realiza a Conferência Final de Planejamento da Operação UNITAS Lant LX/ Amphibious – 2019

A Marinha do Brasil promoveu, entre os dias 3 e 7 de junho, a Conferência Final de Planejamento, da 60ª edição da Operação UNITAS (UNITAS Lant LX/ Amphibious – 2019). O evento ocorreu no Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE) e reuniu militares do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Paraguai e Peru.

Ao término da reunião, foi assinado o Memorando de Entendimentos pelos representantes das Nações participantes. A UNITAS é o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos Estados Unidos da América, realizado desde 1959, e ocorre no formato anfíbio desde 2008. Tem por objetivo principal, incrementar a interoperabilidade entre as Marinhas e estreitar os laços de cooperação e amizade.

Na edição de 2019, a UNITAS contemplará a integração de uma fase marítima (UNITAS LANT) com uma etapa anfíbia (UNITAS AMPHIBIOUS). O propósito da operação, que será realizada no período de 18 a 31 de agosto, é preparar os países participantes para, de forma integrada e rápida, executarem ações de assistência humanitária, a partir de um desembarque anfíbio, com o emprego de unidades navais, aeronavais, de Fuzileiros Navais e aéreas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter