Marinha da Tanzânia impediu ataque de piratas a plataforma da Petrobrás

A Marinha da Tanzânia evitou um ataque de piratas a um navio de exploração de petróleo a serviço da Petrobrás e capturou sete suspeitos de participação no episódio, informou a Autoridade Reguladora de Transportes Terrestres e Marítimos do país africano.

O alvo do ataque foi a plataforma de exploração oceânica Poseidon, de propriedade da Ocean Rig of Norway. A ação ocorreu no momento em que a plataforma executava um serviço de exploração para a Petrobrás.

"O ataque ocorreu por volta das 20h15 (hora local) de segunda-feira, 23 milhas náuticas a sudeste da ilha de Mafia, cerca de 82 milhas a sudeste de Dar Es-Salaam", a capital tanzaniana, informou por meio de nota a Autoridade Reguladora de Transportes Terrestres e Marítimos

"As forças navais encarregadas de proteção à embarcação responderam, dominaram os agressores e os capturaram", prosseguia a nota.
"O plano de segurança funcionou conforme o esperado", disse por telefone um porta-voz da Ocean Rig of Norway.

Ações promovidas por piratas do mar tornaram-se comum nos últimos anos no Oceano Índico, mas ataques a plataformas oceânicas têm sido raros. Em setembro do ano passado, um navio da britânica Ophir Energy foi atacado na costa tanzaniana, mas a ação também foi repelida e um pirata foi capturado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter