Exercício da Marinha no porto de Rio Grande simula ação contra invasão

A Marinha faz um exercício de simulação contra uma invasão ao porto de Rio Grande, no sul do estado do Rio Grande do Sul, a partir desta segunda-feira (28). Ao todo, 300 militares participam do treinamento, que acontece também no entorno do cais.

Toda a estrutura da Marinha será utilizada durante o exercício. Os militares ficarão de prontidão no porto e em bairros do entorno, com objetivo de impedir o avanço de inimigos.

Não serão realizados disparos de armamento durante o exercício, e a operação do porto não será prejudicada.

A operação, chamada Deportex, simula uma divisão do estado em dois países e tem o objetivo de treinar o efetivo local contra uma invasão simulada de um país fictício.

“Nós estamos nos opondo, em um exercício fictício, no qual o Rio Grande do Sul foi dividido em dois, ao norte da linha que liga o rio Camaquã, até o farol de Mostardas, que é o país marrom, que seria o nosso inimigo, e ao sul, é o país que é o grupo tarefa do qual eu sou comandante”, afirma o capitão dos portos José Vicente de Alvarenga.

O treinamento começa nesta segunda-feira e segue até quarta (30), e contará com a militares do 5º Distrito Naval, que faz a segurança do litoral gaúcho e catarinense.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter