Dassault Systemes está disposta a ajudar Rússia a construir navios Mistral

A empresa francesa Dassault Systemes, especializada em soluções 3D para vários ramos da indústria, está disposta e colaborar com a Rússia na construção de um análogo do navio porta-helicópteros Mistral, informou o vice-presidente da Dassault Systemes para a indústria militar e aeroespacial, Michel Tellier.

A Dassault Systemes é uma das maiores empresas desenvolvedoras de soluções de design 3D para 12 setores da economia, nomeadamente para a indústria aeronáutica. Entre os clientes da Dassault Systemes estão a Boeing, Airbus, a Dassault Aviation (produtora dos caças franceses Rafale) e a empresa russa Sukhoi, que fabrica aviões militares. A Dassault Systemes também colabora com os estaleiros navais franceses DCNS, que recentemente construíram dois navios Mistral encomendados pela Rússia.

"De acordo com as nossas obrigações internacionais e de maneira a continuar o trabalho de 10 anos de parceria, estamos dispostos a propor as nossas mais modernas tecnologias e soluções na área da modelação naval 3D a uma empresa russa de construção naval e ser um valioso parceiro tecnológico em sua estratégia de desenvolvimento", disse Michel Tellier respondendo a uma pergunta da RIA Novosti se a Dassault Systemes estaria pronta a ajudar a indústria naval russa com as suas tecnologias.

No entanto, Michel Tellier não quis responder à questão se a sua empresa participou ou não na projeção dos dois navios Mistral, embarcações que, devido à complexa situação geopolítica, a França se tem recusado a entregar à Rússia.

Moscou e Paris assinaram um acordo de US$ 1,3 bilhões para dois porta-helicópteros da classe Mistral em 2011. A entrega do primeiro navio à Rússia estava prevista para novembro de 2014, mas nunca aconteceu.

O presidente francês, François Hollande, colocou a entrega em espera devido a alegada interferência russa na crise ucraniana. O Kremlin negou veementemente as acusações e exortou Paris a cumprir as suas obrigações contratuais.

O primeiro navio de desembarque, Vladivostok, devia ter sido entregue pela França em 14 novembro de 2014. Já o segundo navio deveria ser entregue até o final de 2015.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter