Rio Grande do Norte é sede de voos da primeira aeronave modernizada da MB

Os céus entre as cidades de Natal e Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, estão mais movimentados desde o dia 1º de junho, pois a Marinha do Brasil está realizando até 12 de junho qualificação e adestramento de pilotos em ataque terrestre e emprego ar-solo, qualificação de apoio aéreo aproximado, adestramento de voo, formatura básica e procedimentos para lançamento de mísseis e bombas de aviação. Tudo isso, com a participação do primeiro caça AF-1B modernizado pela EMBRAER.

 “A Força Aérea Brasileira possui um stand de tiro em Maxaranguape, que tem as melhores condições do País para emprego de ar-solo. Uma área ampla, sem população em volta, plana e a raia de tiro muito bem delineada. Um cenário muito propício ao treinamento”, afirmou o Comandante do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha, Capitão-de-Fragata Emerson Gaio Roberto. Para os adestramentos, a Força Aeronaval contou com o apoio da FAB por meio da Base Aérea de Natal, que cedeu uma sala aos militares da Marinha para assuntos administrativos e o stand de tiro.

Foram modernizados os sistemas de geração de energia, instalação de radares, o sistema de navegação de emprego de armamentos e sensores de detecção de possíveis inimigos. “Com esses radares, foi ampliada a capacidade de combate aéreo. Foi um grande incremento para a Marinha e para o Brasil”, destaca o Capitão-de-Fragata Gaio. Após os testes realizados, mais 11 aeronaves do tipo caça devem ser modernizadas nos próximos anos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter