Força-Tarefa Marítima da UNIFIL realiza a maior Operação Conjunta com a Marinha Libanesa

A Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) realizou, nos dias 29 e 30 de junho, na área marítima compreendida entre o Líbano e Chipre, a maior Operação Conjunta com a Marinha Libanesa desde a sua criação, em 2006. Além do adestramento das unidades navais, a viagem teve como propósito o treinamento dos Cadetes da LAF-Navy (Lebanese Armed Forces – Navy).

A operação contou com a participação de seis navios, sendo três da FTM e três da LAF-Navy.

Segundo o mandato estabelecido pela Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1.701/2006, uma das tarefas da FTM é treinar a Marinha Libanesa. Para isso, durante a comissão, foram conduzidos diversos exercícios tais como: manobras táticas, transferência de carga leve (light line), tiro de superfície sobre o alvo à deriva (killer tomato), combate a incêndio e lançamento real de chaff com simulação de reação rápida contra ataque aéreo.

Para acompanhar a Operação, embarcaram no navio de apoio logístico alemão FGS “Mosel”, pertencente à FTM, o Force Commander da UNIFIL, Major-General Alberto Asarta Cuevas, o Director of Mission Support (DMS), Sr. Girish Sinha, o Comandante da FTM, Contra-Almirante Luiz Henrique Caroli, e o Comandante da LAF-Navy, Contra-Almirante Nazih Baroudi.

Como parte das atividades protocolares em terra, a delegação visitou as instalações da Base de Apoio Logístico da Marinha Alemã, no porto de Limassol, responsável pelo apoio aos navios alemães da UNIFIL, assim como a Missão de Paz da ONU no Chipre, na cidade de Nicosia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter