Novo chefe do Estado-Maior da Armada toma posse

O Almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra assumiu, na tarde desta quarta-feira (26), o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada. A cerimônia aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim. Guerra substituiu o almirante Carlos Augusto de Sousa, que assumirá o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

Celso Amorim elogiou o antigo chefe do EMA. “Para mim é muito importante, porque o almirante Carlos Augusto, que passa, agora, para o STM, serviu na Defesa e pude constatar, durante esse período em que esteve à frente do EMCFA, o quanto se desenvolveu a cooperação internacional com países da América do Sul e da África”, destacou.

O ministro acrescentou ainda que a substituição de Carlos Augusto será à altura: “Ele será substituído por um almirante também de primeira categoria, que é o almirante Guerra”, disse.

A transição representa um momento importante para o comandante da Marinha, Moura Neto, já que suas funções de liderança da Força Naval dependem da assessoria do órgão de direção geral. “O almirante Carlos Augusto fez um trabalho excelente durante os seus 46 anos de Marinha. O almirante Guerra, também, com uma bagagem profissional enorme vai substituí-lo à altura”, disse.

Além de Amorim, participaram do evento o general José Carlos De Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA); o secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos; o comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; o comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito; o general Adhemar da Costa Machado Filho, chefe do Estado-Maior do Exército, representando o Comando da Força Terrestre; além de outras autoridades civis e militares.

Almirante Guerra

O novo chefe do EMA, almirante Guerra - Foto: PH Freitas

O novo chefe do EMA, almirante Guerra – Foto: PH Freitas

 

Natural do Rio de Janeiro, casado e pai de três filhas, o almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra, possui uma extensa carreira naval. Em 18 de dezembro de 1973, se tornou guarda-marinha. Em 31 de março de 2012 foi promovido a almirante-de-esquadra – último posto na hierarquia da Força.

Já passou por 22 comissões, sendo seus últimos cargos o de comandante de Operações Navais e diretor-geral de Navegação, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e comandante-em-Chefe da Esquadra.

Foram dez cursos realizados, em toda sua trajetória, como o de Política e Estratégia Marítima (C-PEM), curso Superior de Guerra Naval (EGN) e de Comando e Estado-Maior da EGN. O almirante recebeu 13 condecorações durante sua carreira.

Para o almirante Guerra, a responsabilidade em assumir um cargo de tamanha importância dentro da estrutura da Marinha o deixa bastante lisonjeado. “Sinto-me extremamente honrado por ter sido indicado pelo comandante da Marinha e aceito pelo ministro da Defesa para assumir uma função de responsabilidade grande perante a Força. É nesse cargo que se ditam as normas internamente e tem, também, um impacto grande dentro da Marinha, para as outras Forças e também para o MD”, falou Guerra.

Almirante Carlos Augusto

Já Carlos Augusto de Sousa é sergipano, casado e pai de uma filha. Nasceu em 19 de julho de 1950, ingressou na Marinha como aspirante da Escola Naval Brasileira e, em 1972, foi nomeado guarda-marinha.

Com a promoção a vice-almirante, em 2007, foi designado diretor do Pessoal Militar da Marinha. Em 2010, assumiu a responsabilidade de comandante do 1° Distrito Naval, no Rio de Janeiro. Em 10 de janeiro de 2014, foi alçado ao cargo de chefe do Estado-Maior da Armada, órgão de Direção-Geral da Marinha, assessorando o comandante da Marinha na direção da Força Naval.

Após a promoção a almirante-de-esquadra, foi convidado, em 2012, para exercer a Chefia de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

O almirante revelou que deixa sua função com o sentimento de dever cumprido. “É um coroamento de 46 anos de serviço e um sentimento dos mais variados devido aos setores pelos quais passei. Sinto-me emocionado, já que deixo um pouco o dia a dia da Marinha para assumir nova posição no STM e que certamente significará, em particular, uma saudade imensa de ter podido participar dessa grandiosa Marinha do Brasil”, disse.

Estado-Maior da Armada (EMA)

Instituição de direção geral da Marinha do Brasil tem como propósito o assessoramento direto ao comandante da Força, no tocante às atribuições da autoridade marítima. O objetivo é, também, apoiar no desempenho e atribuições, ao longo de sua administração, nos Conselhos Militar de Defesa e de Defesa Nacional.

O Estado-Maior da Armada possui tarefas relevantes, como a elaboração da doutrina, da política e do planejamento estratégico da Marinha, controlar e coordenar a Política Marítima Nacional (PMN) e planejar as logística naval e a mobilização marítima, supervisionando suas execuções.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter