Atlasur-X – Fragata da África do Sul é primeira embarcação a chegar em Itajaí para evento internacional da Marinha

Atracou na cidade de Itajaí nesta manhã a fragata Isandlwana, da Marinha da África do Sul, primeiro navio participante da Operação Atlasur-X a chegar ao município.

A Atlasur-X começa nesta sexta-feira com a presença das Marinhas da Argentina, Uruguai e África do Sul, além do Brasil. A Operação é organizada bianualmente e alternadamente por cada país participante. Este ano está a cargo do Brasil, que será o país anfitrião, responsável pelo planejamento e em prover apoio logístico nos portos brasileiros.

A ação, que tem como objetivo aumentar o nível de treinamento e estreitar os laços de cooperação entre as Marinhas amigas, acontecerá na área marítima compreendida entre Itajaí e Rio de Janeiro (RJ).

Durante a Atlasur-X serão executados exercícios avançados de caráter naval, dentre eles: trânsito sob ameaças assimétricas, transferência de carga leve, transferência de óleo no mar sob ameaça aérea, tiro sobre drone, exercícios de confronto de forças e trânsito com oposição de submarino e de superfície.

No sábado e no domingo, as embarcações estarão abertas para visitação pública em Itajaí, a partir das 14h até as 17h, exceto o navio do Uruguai, que estará atracado no terminal da BrasKarne. No píer turístico estará atracado o navio da Argentina e no píer da Delegacia, os navios da África do Sul e do Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter