Velas Latinoamerica 2014 – Marinha do Brasil reúne maiores veleiros do mundo

A Marinha do Brasil (MB) reúne, a partir do dia 11 de fevereiro, seis dos maiores veleiros do mundo no evento “Velas Latinoamerica 2014”. O encontro ocorre em Itajaí, no Litoral Catarinense, e promete oferecer aos participantes uma extensa programação, com Desfile Naval em praias da região, apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e visitação pública aos veleiros.

Coordenado pela Armada da Argentina, a iniciativa tem como objetivo estreitar e fortalecer os laços de amizade entre as Marinhas da América Latina. Participarão os Veleiros:

– “Libertad”, da Argentina;
– “Cisne Branco”, do Brasil;
– “Esmeralda”, do Chile;
– “Gloria”, da Colômbia;
– “Guayas”, do Equador; e,
– “Simón Bolivar”, da Venezuela.


No primeiro dia do evento, haverá um Desfile Naval pelas praias de Itapema, Balneário Camboriú, Praia Brava, Cabeçudas e Atalaia. De 12 a 15, os veleiros ficarão abertos à visitação do público, das 14h às 19h, no Porto Público de Itajaí, com entrada pelo Portão 2. Também no dia 12, a imprensa será recebida, a partir das 9 horas, na Delegacia dos Portos para um Media Day. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a Banda Sinfônica do CFN realizará apresentações, das 21h às 23h, no Centreventos do município.

As atividades encerram no dia 16 de fevereiro, quando os navios partem em viagem pelos mares do Atlântico e Pacífico, com destino a Veracruz, no México. Durante 134 dias, navegarão pelos mares da América do Sul e do Caribe, percorrendo 12.000 milhas náuticas e realizarão visitas nas mais importantes cidades e portos do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e México. 

O encontro de veleiros é decorrente do evento “Velas Sudamérica 2010”, realizado no Rio de Janeiro, entre as Marinhas de 14 países latino-americanos. Em maio de 2012, durante a XXV Conferência Naval Interamericana (CNI), ficou acordado que, a cada quatro anos, haverá um “Encontro de Grandes Veleiros”.
 

Velas Latinoamerica 2014
Período 11 a 16 de Fevereiro
Local – Itajaí – SC
Atrações – Visitação Pública aos Grandes Veleiros , Apresentação da Banda Sinfônica do CFN e Desfile Naval

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter