O torpedo WASS Black Shark Advanced

O novo torpedo Black Shark Advanced (BSA), foi disparado em 28 de Janeiro de 2014, produzido pela Whitehead Sistemi Subacquei  S.p.A. (WASS), uma empresa do Grupo a Finmeccanica, foi lançado pela primeira vez do submarino S 527 SCIRE (Classe IKL 212).
 
O  torpedo disparado pelo método “Push Out” mode (ejeção do torpedo por meio de jato de pressão d´água), estrava equipado com novas e inéditas baterias de “Polímero de Lítio”.
 
O disparo, chamado “Short-Fire”, ocorreu na Baia de La Spezia, e tinha por objetivo testar os progressos da WASS no projeto do  “New Heavyweight Torpedo”(Novo Torpedo Pesado), desenvolvido em associação com com a Marinha Italiana. O sucesso da ejeção representa um passo à frente, no processo de aquisição do torpedo pela Marinha Italiana.
 
“O Black Shark é resultado da pesquisa Italiana e tecnologias de ponta – afirmou Alessandro Franzoni, CEO da WASS – exemplo de excelência nacional  no campo de sistemas de defesa subaquáticos e o emprego de soluções inovadoras  nos campos de: sistemas de propulsão, geração de energia e eletroacústica
 
Graças ao seu elevado padrão de qualidade deverá ter  sucesso no mercado internacional.”
 
Nos próximos anos o Black Shark Advanced substituirá o veterano Torpedo Pesado  A-184, em operação nos submarines do Marinha Italiana, aumentando em muito a capacidade de defendes as águas territoriais italianas.

Nota DefesaNet – O Black Shark foi mencionado no processo de seleção pela Marinha do Brasil em comunicação à DefesaNet em 2006 – Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter