Comando da Flotilha de Mato Grosso completa 137 anos

O Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), sediado em Ladário (MS), completou, no dia 20 de outubro, o seu 137o aniversário de criação. Em uma breve retrospectiva histórica, os 137 anos de existência do ComFlotMT se confundem com a própria vida nacional dos últimos dois séculos, particularmente da Região da Bacia do Prata. A sua ativação foi consequência direta do Tratado da Tríplice Aliança de 1865. Mas fixava também novas fronteiras no cone sul do continente e abria a navegação dos Rios Paraná e Paraguai, questão crucial para o Brasil, já que o acesso à província de Mato Grosso, à época, dependia da Bacia do Prata.
 
A própria história e desenvolvimento das cidades de Ladário e Corumbá se confundem com a criação da Flotilha. A Flotilha imprimiu, desde seu estabelecimento, novas esperanças e amplas perspectivas de tranquilidade e progresso às duas comunidades, fortalecendo os laços de amizade entre a Família Naval e a população pantaneira.
 
Após a cerimônia militar, ocorreu a premiação do Navio Socorro Distrital do Comando do 6º Distrito Naval do ano de 2012. O Comandante do Navio-Patrulha “Pirajá”, Capitão-Tenente Rogério da Silva Muniz Pereira, recebeu o prêmio do Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.
 
Na oportunidade, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Daniel Silvino Costa Nogueira entregou ao Cabo-SI Diogo Ximenes do Carmo, que serve a bordo do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, o prêmio de Marinheiro Padrão do Comando da Flotilha de Mato Grosso no ano de 2013.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter