Visita de estudos dos Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas aos EUA

O Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN), realizou visita de estudos aos Estados Unidos da América, no início de setembro. A comitiva, que contou com 36 Oficiais-Alunos, foi chefiada pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Almir Garnier Santos.
 
 
O C-PEM visa preparar Capitães-de-Mar-e-Guerra e civis assemelhados para exercerem cargos da alta administração naval. É previsto durante o curso visitas de estudos que permitem aos Oficiais-Alunos ampliarem seus conhecimentos em várias dimensões, tais como: política, estratégica e defesa.
 
Em Washington, a comitiva visitou a National Defense University (NDU), o Colégio Interamericano de Defesa (CID) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). No CID, todos foram recebidos pelo Contra-Almirante Fernando Antonio Araújo de Figueiredo. E na OEA, pelo Diretor-Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa (JID), Vice-Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, o qual discorreu sobre o tema “a Junta de Defesa Interamericana e sua inserção na Geopolítica Contemporânea”. Houve ainda a palestra do Ministro-Conselheiro Breno de Souza Brasil Dias da Costa sobre o tema “a atuação do Brasil no âmbito da OEA”.
 
Durante a visita à NDU, a comitiva participou de um painel sobre os temas: ambiente estratégico do hemisfério ocidental e os impactos do terrorismo, do crime organizado e de novas ameaças; desafios para a inteligência num ambiente estratégico em mudança; preocupações marítimas dos EUA; preocupações estratégicas norte-americanas em perspectiva; e implicações cibernéticas para o planejamento estratégico.
 
Em Nova Iorque, a visita foi à Organização das Nações Unidas (ONU). Além de conhecerem as instalações, os Oficiais-Alunos participaram da palestra sobre a “Atuação da Missão do Brasil na ONU”, ministrada pelo Embaixador Guilherme Patriota.
 
A interação com instituições visitadas permitiu aos Oficiais-Alunos sedimentarem conhecimentos obtidos ao longo do curso de Gestão Internacional, ministrado com auxílio do Instituto COPPEAD.
 
A visita de estudos aos Estados Unidos foi a última deste ano. Em 2014, a previsão é que o C-PEM faça visita de estudos a países da América do Sul.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter