Curso de Oficiais para as Marinhas Amigas recebe instruções no Simulador de Manobra do CIAW

Navegar sem sair de terra firme. Foi exatamente assim que os Oficiais-Alunos do Curso de Formação de Oficiais para as Marinhas Amigas (CFOMA), ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), sentiram-se ao receber instruções no Simulador de Manobra, no último dia 1° de agosto. A aula, que antecedeu a terceira fase do curso, correspondente ao estágio embarcado, possibilitou aos alunos do CFOMA um maior contato com os cenários reais de atracação, desatracação, fundeio e navegação de um navio.

O Simulador de Manobra do CIAW utiliza o conceito de game-based-training, ou seja, ele é baseado em jogo para treinamento e instrução, com emprego do modelo em três dimensões de um navio da Marinha do Brasil, tendo como cenários a Baía de Guanabara e mar aberto. A máquina reproduz, também, o interior do passadiço, e os monitores integrados apresentam, por meio de software, a visão que se tem de dentro do navio durante as manobras.

O CFOMA conta com 11 militares angolanos e 18 namibianos. O currículo é composto pelo Ensino Militar-Naval e pelo Ensino Profissional, com disciplinas nas áreas de armamento, eletrônica, comunicações, máquinas e eletricidade naval. Após a fase básica e específica no CIAW ocorre o estágio embarcado, com duração de seis meses, onde os alunos são distribuídos pelos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, Esquadra e Avisos de Instrução da Escola Naval.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter