Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha inaugura Laboratório de Tecnologia Sonar no COPPE/UFRJ

Foi inaugurado, em 30 de julho, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), o Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar).
 
A cerimônia foi realizada no auditório do COPPE e contou com a participação de autoridades militares e civis, bem como de professores e pesquisadores. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, que em seu discurso de abertura destacou a importância estratégica da cooperação entre a Marinha do Brasil e o meio acadêmico para a independência tecnológica do País e para garantia da soberania nacional nas águas jurisdicionais brasileiras. O Diretor do Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM), Contra-Almirante (EN) Humberto Moraes Ruivo, apresentou os principais projetos de acústica submarina da Marinha, enfatizando o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Ele mencionou também o potencial do LabSonar para a nacionalização de tecnologias empregadas nos sistemas SONAR dos futuros submarinos com propulsão nuclear.
 
Em seguida, todos se dirigiram ao LabSonar para o descerramento da fita inaugural pelas autoridades e visita às instalações. Na ocasião, foi promovida uma breve exposição do Sistema de Detecção, Acompanhamento e Classificação de Contatos (SDAC-SUB), desenvolvido pelo IPqM.
 
Criado a partir do termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o LabSonar tem o propósito de fortalecer a integração existente entre as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT)  da Marinha do Brasil e o COPPE/UFRJ. Além de aumentar o interesse de professores, pesquisadores e alunos em pesquisas na área de sistemas SONAR e fomentar projetos inovadores de interesse da Marinha e da sociedade civil. O LabSonar disponibilizará bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, na área de sistemas SONAR, por meio do edital PRODEFESA da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
 
O evento contou com a participação do Vice-Reitor da UFRJ, Antônio José Ledo Alves da Cunha; do Diretor do COPPE, Luiz Pinguelli Rosa; do Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do COPPE, Segen Farid Estefen; do Ex-Vice-Diretor do COPPE, Aquilino Senra Martinez; e dos Coordenadores do LabSonar, Professores José Manoel de Seixas e Carlos Eduardo Parente Ribeiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter