Após jornada na África, navio-patrulha da Marinha chega ao Rio

Após dois meses de viagem e paradas estratégicas em portos estrangeiros, sobretudo africanos, o navio-patrulha oceânico “Apa” chegou nesta sexta-feira ao seu porto de destino, na cidade do Rio de Janeiro.

Agora, a embarcação vai se unir às demais da Marinha do Brasil em atividades de patrulha, fiscalização e proteção da chamada Amazônia Azul – área marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados que corresponde, em tamanho, à Amazônia terrestre.

O navio-patrulha é o segundo dos três adquiridos pela Marinha da empresa inglesa Bae Systems. O primeiro, denominado de “Amazonas”, já navega em águas brasileiras. De acordo com a Força Naval, o terceiro e último, “Araguari”, chega ao país no segundo semestre deste ano.

Incorporado à Marinha do Brasil em novembro de 2012, o “Apa” partiu em março deste ano da cidade inglesa de Portsmouth. Durante o trajeto fez escala em Portugal, na Espanha, na Mauritânia, no Senegal, em Gana, na Angola e na Namíbia.

A predominância de países africanos pelos quais passou teve o objetivo de estreitar a cooperação com o continente, por meio de exercícios conjuntos entre as marinhas, como por exemplo, em treinamento antipirataria.

Antes de atracar no Rio de Janeiro, a embarcação passou por vistoria de segurança de aviação em Rio Grande (RS) e ficou aberta à visitação pública na cidade gaúcha e em Itajaí (SC).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter