Representantes do Sistema Nacional de Mobilização conhecem a Força de Submarinos

Em 3 de abril, dez representantes do Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB) visitaram o Comando da Força de Submarinos ForS, no Complexo Naval de Mocanguê, em Niterói (RJ). O grupo acompanhado pelo Subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa (MD), Contra-Almirante Roberto Koncke Fiuza de Oliveira, teve a oportunidade de apresentar sua estruturação e atuação no MD em caso de crise em nível nacional, e também de aprimorar seus conhecimentos sobre a Marinha do Brasil e suas Organizações Militares.

A programação teve início no Auditório do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché (CIAMA), onde os representantes do SINAMOB assistiram a uma breve palestra sobre a Força de Submarinos e seus meios, proferida pelo Chefe do Estado-Maior da ForS, Capitão-de-Mar-e-Guerra Caio Victoriano Renaud Filho, e um vídeo institucional da Organização Militar. Ao término da apresentação, a comitiva visitou o Treinador de Ataque e o Treinador de Imersão (TI), utilizados no adestramento e formação dos futuros Oficiais e Praças Submarinistas.

Em seguida, o grupo observou uma simulação de salvamento submarino realizada por mergulhadores do CIAMA no Tanque de Treinamento de Escape Submarino. Logo após, conheceu o Centro Hiperbárico e seus componentes voltados para as práticas de mergulho saturado. Por fim, a comitiva presenciou um pouco das atividades da ForS na área de operações especiais realizadas pelo Grupamento de Mergulhadores de Combate.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter