Marinha realiza exercício de Defesa do Porto de Recife

O Comando do 3° Distrito Naval realizou, de 8 e 11 de abril, um exercício de Defesa de Porto, denominado “DEPORTEX-NE-2013”. Este exercício é realizado, anualmente, por meio de revezamento entre os portos da área de jurisdição do Comando do 3° Distrito Naval, permitindo a atualização da segurança da área portuária.

Este ano, foi escolhido o porto de Recife, em Pernambuco. O Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão-de-Mar-e-Guerra Claudio Grilli, foi o comandante do exercício.

A operação teve o propósito de treinar militares da Marinha do Brasil, e integrantes dos demais órgãos envolvidos, quanto à manutenção da lei e da ordem e à preservação do patrimônio portuário nacional em proveito da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Na operação foram mobilizados militares e meios subordinados ao Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) e da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), totalizando 262 militares, 16 viaturas operativas e 6 embarcações da Marinha do Brasil.

Além do efetivo da Marinha do Brasil, o treinamento contou com a participação de agentes da Polícia Federal, da Guarda Portuária e da Guarda Municipal da cidade de Recife. Participou, ainda, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, com a disponibilização de uma dupla de militares que guarneceram uma embarcação, tipo flex boat, na área do Marco Zero.

As unidades navais patrulharam todos os acessos ao porto de Recife, até o final do exercício, para garantir efetivo controle terrestre e naval do tráfego marítimo na área, por meio de inspeções em embarcações, vistorias em veículos e identificação de pessoal.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter