Patrulha Naval Tabatinga III – MB no Rio Solimões

No dia 3 de março, o Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, desatracou do cais da Estação Naval do Rio Negro para cumprir a missão de realizar ações de Patrulha e Inspeção Naval (PATNAV/IN) no Rio Solimões, com ação de presença na cidade de Tabatinga (AM), a fim de contribuir para o incremento da fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras e das atividades relacionadas com a segurança do tráfego aquaviário.

O navio contou com o apoio de Esquadrão HU-3, provendo uma aeronave UH-12 para emprego nas ações, e do Batalhão de Operações Ribeirinhas, provendo um destacamento de Fuzileiros Navais para realizar a segurança dos inspetores navais durante as atividades de PATNAV/IN.

Concomitantemente com as ações de patrulha e inspeção naval, o Navio conduziu diversos exercícios internos, a fim de manter o elevado grau de adestramento de sua tripulação nas diversas situações de emergência possivelmente vivenciadas a bordo.

Dentre elas, pode-se citar a perda repentina de governo do navio pela Estação da Manobra. Neste caso, para se evitar um abalroamento como outra embarcação ou colisão com a margem do rio, o governo deve ser transferido, em emergência, para a Estação da Máquina do Leme.

Outro exercício é a simulação de incêndio ou alagamento a bordo, que normalmente o navio precisa reagir rápido para combater o sinistro em determinado compartimento a bordo. Desta forma é possível treinar e massificar os procedimentos empregados nessas ações, para que, em caso de um acontecimento real, cada membro da tripulação saiba exatamente o que fazer.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter