Navio “Esperança do Pantanal” promove primeira ação cívico-social do ano

Iniciativa fortalece mentalidade marítima em comunidades ribeirinhas da região

Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Melina Aita Isquierdo – Ladário, MS

Com a missão de levar conhecimento às populações ribeirinhas do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Agência Escola Flutuante “Esperança do Pantanal” realizou, de 26 de fevereiro até 10 de março, a primeira comissão do ano. A embarcação, subordinada à Capitania Fluvial do Pantanal, percorreu, durante 13 dias, 1.040 km no Tramo Sul do Rio Paraguai, de Ladário a Porto Murtinho (MS).

No percurso, foram realizadas ações cívico-sociais, de fiscalização do tráfego aquaviário e do ensino profissional marítimo. O propósito foi fomentar a mentalidade marítima dos moradores e aquaviários da região sul-mato-grossense, fortalecendo, assim, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.

Em virtude do início da temporada de pesca, em que o fluxo de embarcações aumenta, foi realizada, no dia 2 de março, uma palestra de reciclagem aos aquaviários da região de Porto Murtinho. A atividade foi apresentada pelo Agente Fluvial de Porto Murtinho, Capitão-Tenente Auxiliar da Armada Fabiano Gonçalves Crespo, que explicou o papel da Marinha do Brasil (MB), os principais tipos de autuação, os mandamentos da Segurança da Navegação e os impactos do descarte irregular de lixo.

“Toda vez que faço reciclagem, aprendo algo novo e relembro da importância de itens que usamos no dia a dia, por meio de exemplos, relatos e imagens. É interessante participar da palestra, quem está começando aprende e quem já trabalha na área relembra”, relatou o aquaviário Dário Ramires, comandante de embarcação de turismo.

O navio, que estava há quatro anos em período de manutenção geral, tem como chefe o Suboficial (Motores) Wellington Carvalho Silva. O militar serve há 26 anos à Força e destacou a importância da realização da palestra em localidades distantes dos grandes centros. “Levar a mentalidade de segurança da navegação à população ribeirinha é muito importante, pois conseguimos evitar acidentes e, assim, salvar muitas vidas”.

Ação Cívico-Social

Além das ações voltadas à Segurança da Navegação, a “Esperança do Pantanal” realizou, nos dias 27 de fevereiro e 9 de março, doações aos moradores das regiões de Porto Morrinho e Albuquerque, a 70 e 50 km de Corumbá (MS), respectivamente. No total, 115 famílias ribeirinhas receberam kits de roupas novas, doadas pela Receita Federal. 

A Presidente da Associação de Moradores do Distrito de Albuquerque, Odila Maria Silveira Gonçalves, agradeceu as doações e destacou a relação da população local com a MB. “Recebemos a visita e as doações com muito carinho. Somos cerca de 1.500 moradores, maior parte trabalhando na área de pesca e turismo e, por isso, precisamos da MB para conseguirmos carteira de habilitação, conhecermos as regras de navegação e oferecermos um serviço de qualidade aos turistas que nos visitam”, explicou. 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter