Comandante de Operações Navais participa da Operação “ASPIRANTEX 2016”

No dia 24 de janeiro, ainda no Porto de Itajaí (SC), a Comissão Aspirantex, recebeu o Comandante de Operações Navais (CON), Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, a bordo do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”.

A partir desta data, o CON acompanhou as atividades de rotina dos Aspirantes a bordo do navio, tais como: manobras táticas, que incluiu manutenção dos navios em posição na formatura, alteração de postos, interpretação de sinais táticos e de bandeiras; operações aéreas, que consistem na qualificação de pilotos das aeronaves; Light Line, adestramento realizado entre dois navios em que é lançado um cabo de distância entre as proas dos navios em movimento; Transferência de Carga Leve, exercício em que os navios se aproximam, navegando a uma distância de cerca de 50 metros e permanecem alinhados realizando transferência de carga, que pode ser desde um mantimento até uma pessoa; guerra de superfície; lançamento de drone, além do adestramento de Tiro Antiaéreo Sobre Gil, o qual o Navio lança uma granada iluminativa a aproximadamente 1,5 milha, simulando um ataque inimigo.

Durante todas as atividades, os Aspirantes da Escola Naval tiveram a oportunidade de acompanhar o passo a passo das funções marinheiras que visam familiarizá-los com a vida de bordo, além de contribuir para o adestramento da tripulação.

Esquadra encerra Operação “ASPIRANTEX 2016”

O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pelo período de realização da Comissão ASPIRANTEX, Operação da Esquadra que tem o propósito de familiarizar os Aspirantes da Escola Naval (EN) com as atividades de bordo através de exercícios realizados no mar.

Este ano, a ASPIRANTEX aconteceu na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Itajaí (SC) no período de 18 e 28 de janeiro. Ao todo, 1.904 militares participaram da Comissão, sendo 252 Oficiais (dos quais sete são da FAB), 1.443 Praças e 209 Aspirantes, além de cinco civis prestadores de serviço.

A Operação contou com os Navios de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Garcia D’Avila” (G-29) e “Almirante Saboia” (G25), das Fragatas “Constituição” (F42), “Liberal” (F43) e “Greenhalgh” (F46), além do apoio do Navio-Patrulha Oceânico “Apa” (P121), e dos Navios-Patrulha “Gurupá” (P46) e “Babitonga” (P63), de três Carros Lagarta-Anfíbio (CLAnf) do ComFFE e de duas aeronaves AF-1, além de três aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Durante os dez dias da Operação, foram realizados diversos exercícios, entre eles: desatracação e navegação em baixa visibilidade, canal varrido, exercícios de postos de abandono, demonstração de métodos de infiltração, manobras táticas, FOTEX, operações aéreas, lançamento e recolhimento de CLAnf, Tiro Anti-Aéreo Sobre Granada Iluminativa, homem ao mar, Light Line, Transferência de Carga Leve, LeapFrog e Tiro Antiaéreo sobre Drone; todos os adestramentos envolveram os Aspirantes do Corpo da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes.

Os dias no mar ofereceram a oportunidade de contato direto com a realidade dos militares que servem a bordo de um navio, contribuindo para a orientação da escolha de Corpo e a Habilitação (Sistema de Armas, Eletrônica, Mecânica e Administração) dos futuros Oficiais. Ao todo, 209 Aspirantes, sendo 20 do 1º ano, 161 do 2º ano (dos quais cinco são mulheres) e 28 do 3º ano, participaram e executaram exercícios, de caráter estritamente militar, ligados às tarefas do Poder Naval.

Durante a Operação, Aspirantes do 2º ano, exceto as do sexo feminino, fizeram a opção do Corpo e da Habilitação. O Aspirante Bernardo Alhanati do Nascimento, do 2º ano, escolheu o Corpo da Armada com Habilitação em Sistemas de Armas e disse que “participar ativamente do briefing do exercício de Light Line e Transferência de Carga Leve foi muito importante, pois me deu mais certeza de ter feito a escolha certa”.

A fase de porto foi marcada pela visitação pública no NDCC “Almirante Saboia”, onde mais de 4 mil pessoas tiveram a oportunidade de conhecer de perto o navio de guerra. O Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, acompanhou todas as atividades realizadas durante a Comissão. O Grupo Tarefa ficou sob o comando do Contra-Almirante Newton Calvoso Pinto Homem, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra.

Na segunda fase de mar, a “ASPIRANTEX” contou com a presença do Comandante de Operações Navais (CON), Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos; do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein; do Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Oscar Moreira da Silva Filho; e do Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Wladmilson Borges de Aguiar.

O encerramento da “ASPIRANTEX 2016” ocorre hoje, 28, com um desfile dos navios na Orla do Rio de Janeiro, passando pela Barra da Tijuca em direção à Base Naval, em Niterói (RJ).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter