Greve PM/BA – Forças Federais acionadas

Brasília, 2/2/2012 – Por determinação da presidenta da República, Dilma Rousseff, a Força Aérea Brasileira (FAB) irá transportar, na noite desta quinta-feira, 1.250 militares para Salvador, na Bahia, com o intuito de manter o ambiente seguro e estável por conta da paralisação da Polícia Militar (PM) do Estado.

Ao todo, 150 militares da Força Nacional de Segurança, provenientes de Brasília (DF), chegam à capital baiana ainda nesta noite. Outros 750 militares do Exército Brasileiro – 300 vindos de Recife (PE), 300, de Maceió (AL); 200, de João Pessoa (RN); 150, de Natal (RN); e 150, do Rio de Janeiro (RJ) – também serão transportados entre hoje e amanhã para a cidade, para se engajarem em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Segundo o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, órgão do Ministério da Defesa encarregado de coordenar as operações, mais tropas do Exército poderão ser deslocadas para o local, caso haja necessidade de reforço na segurança. A chegada dos militares tem por objetivo tranquilizar a população e coibir eventuais ações criminosas.

Entre o final de dezembro e início de janeiro, uma greve de PMs e bombeiros no Ceará também exigiu a presença de tropas do Exército no patrulhamento das ruas e na prevenção de delitos. Na ocasião, o prédio da delegacia geral da capital Fortaleza chegou a ser ocupado pelos militares para evitar invasões. A greve no Ceará durou exatos seis dias.

DefesaNet

DefesaNet EDITORIAL – CEARÁ – Exército Desmoralizado 05 Janeiro 2012 Link

ANÁLISE – A GREVE NAS POLÍCIAS MILITARES – Evolução e Perspectivas André Luís Woloszyn Janeiro 2012 Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter