Capacitação reúne militares das três Forças Armadas

Mariana Alvarenga


Para coroar o Adestramento Conjunto em Operações Urbanas, nesta quinta-feira (17), foi realizada a maior atividade prática da capacitação, focada em simulação de invasão inimiga. Esse treinamento é promovido pelo Ministério da Defesa e ocorre no Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU), no 28° Batalhão de Infantaria Leve (28° BIL),do Exército, em Campinas, São Paulo. A atividade iniciou em 7 de junho e ocorrerá até esta sexta-feira (18).

A atividade final do adestramento, denominada Operação Mikami, consolida os conhecimentos adquiridos ao longo das semanas, por meio de teorias e práticas a 60 militares das Forças Armadas. A ideia da operação é simular um ataque para conquistar uma cidade fictícia dominada por forças inimigas, no contexto de guerra.

Os militares já estavam a postos no campo de instrução antes do sol nascer para a prática. O local, com cerca de 87 mil metros quadrados, uma estrutura abandonada de uma antiga fábrica, simulava a cidade, com comércios, residências e obstáculos inerentes a um ambiente real.

O instrutor-chefe da missão, Capitão Diego Roz, do Exército, explicou que um dos desafios de um conflito em ambiente urbano é lidar com o inimigo. “Esse tipo de local traz vantagens às forças inimigas, que se infiltram e se escondem. Criam armadilhas e maneiras de não se exporem, atacando sem serem vistos”, detalhou.

Um dos militares que participam do treinamento é o Sargento André Alencar, do 27º Batalhão de Infantaria do Exército. Ele já atuou na intervenção federal no Rio de Janeiro, em 2018. “A gente aprende no treinamento e com experiências anteriores. Quando voltamos ao nosso quartel, transmitimos nossos conhecimentos aos outros soldados”, disse.

Esse é o terceiro Adestramento Conjunto para Operações Urbanas realizado pelo CIOU. Vinte oficiais e praças de cada Força Singular participam da capacitação, que abrange instruções sobre patrulhamento, combate em recinto confinado, técnicas de tiro, primeiros socorros em operações militares e defesa pessoal militar.


Fotos: Antonio Oliveira


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter